Admissão de Irmãos

Poderão fazer parte da Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos, conforme as regras estabelecidas no Estatuto, pessoas de ambos os sexos, maiores de 16 anos.

Não poderão ser admitidas pessoas de maus costumes, suspeitos de heresia ou que professam crença contrária aos princípios cristãos.

O procedimento para admissão na Irmandade inicia-se por meio de um requerimento (formulário padrão) endereçado ao Conselho que, em reunião mensal, apreciará e votará em escrutínio secreto ou não.

Vale lembrar que, antes da aprovação, os candidatos deverão participar de uma reunião com o Conselho, onde lhes serão esclarecidos seus direitos e deveres, para posteriormente terem seus nomes aprovados ou não.

Os novos Irmãos e Irmãs tomarão posse em sessão solene e pública, em datas festivas da Irmandade, já portando seu Balandrau ou Murça, onde prestarão o seguinte compromisso: “Juro sobre os Santos Evangelhos que sou Católico Apostólico Romano e prometo observar, fielmente, a vida regular dentro dos costumes sadios da Moral e de minha perfeita consciência cumprindo com fidelidade, os estatutos da Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos”.

De acordo com o Estatuto, as vestes tradicionais dos Irmãos e Irmãs são:

Balandrau: opa de tecido roxo usado pelos Irmãos.
Murça: capa de tecido roxo usada pelas Irmãs.

Bispo D. Eugênio Rixen ladeado por Irmão e Irmã dos Passos devidamente trajados com as vestes da Irmandade



A confecção das vestes será de responsabilidade dos interessados, devendo a insígnia ser adquirida exclusivamente junto à Irmandade.

Insígnia utilizada nas vestes da Irmandade

Maiores esclarecimentos sobre o procedimento de admissão, poderão ser obtidos na sede da Irmandade ou pelo e-mail: irmandadedospassos@outlook.com

Formulário padrão para início do procedimento de admissão